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O que não fazer no Facebook: um guia para os posts da sua empresa

Atualizado em 17 de junho de 2019

Se você já sabe o que fazer nas redes sociais, agora é hora de aprender o que não fazer no Facebook

As redes sociais estão aí disponíveis para todo mundo, inclusive para as empresas, que apostam em páginas para aproximar os usuários conectados às redes sociais à sua marca. Como 93% dos profissionais de marketing utilizam o Facebook em sua campanha, principalmente de maneira pessoal, acha que é simples e fácil sustentar e acertar os passos de uma página corporativa. Mas, na verdade, é essencial saber quais são os limites para sua empresa e o que não fazer no Facebook.

Quanto mais você utiliza, mais claro fica a diferença entres os mais experientes daqueles que são completamente amadores. E é para te ajudar a sair deste amadorismo que vamos colocar aqui algumas dicas do que não fazer em seus posts de Facebook para não desagradar seus fãs.

São vários os motivos que levam a uma postagem ser considerada ruim pelos usuários, mas alguns problemas são mais comuns e se repetem diariamente, revelando a falta de conhecimento de algumas empresas sobre esta rede social. Acompanhe:

O que não fazer no Facebook?

Colocar muito texto

O Facebook é uma rede social mais rápida, que dificilmente tem textões fazendo sucesso. Por conta disso, entenda que posts em páginas de empresa não significam longos parágrafos. O ideal é que sejam menores e interessantes, para fazer com que o usuário o leia por completo, entenda e tenha vontade de compartilhar com os amigos aquele tipo de conteúdo.

Se o conteúdo for realmente muito bom, vale deixar um pequeno aperitivo na fanpage e colocar um link para que os interessados possam ter mais informações sobre aquele tema.

Encher a postagem de links

Esta é outra furada. Conforme citado acima, somente se o conteúdo for muito bom e relevante vale a pena ser inserido um link. E vale ressaltar que é somente um, para encaminhar o usuário à sua página com mais informações sobre aquele tema.

Se você colocar mais do que um link, a chance de confundir e dispersar a atenção conquistada é muito grande, o que pode ainda deixá-lo frustrado por não entender afinal qual é o assunto tratado naquele momento.

Tenha cada post como um anúncio. Você não vai querer concorrer com você mesmo, vai?

Lembre-se de que menos é mais.

Promover agressivamente um produto ou serviço

As pessoas que estão no Facebook não estão interessadas em ver anúncios, mas sim conteúdos que agreguem ao seu dia a dia. Pode reparar que a maior parte das mensagens que aparecem fazendo a promoção direta de um produto ou uma venda, vem de novas empresas, com pouco conhecimento.

O que elas sabem é o modo tradicional de se fazer marketing, por meio de panfletagem e anúncios impressos, mas é bom ressaltar que as redes sociais não funcionam assim.

Você pode e deve promover seus negócios por aqui. Mas a criatividade deve ser sua maior aliada. Gere interesse nos usuários, crie valor, pode ser por meio do entretenimento ou de informações poderosas.

Agora que você já tem as dicas básicas de como não fazer seus posts no Facebook, crie um calendário com ideias para posts, acrescente valor em cada uma destas postagens e comece a criar sua base de fãs. Você vai notar a diferença de engajamento.

Bom trabalho!

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