O consumidor moderno possui hábitos de consumo bem diferentes daqueles dos tempos dos nossos avós: a internet se tornou sua principal aliada, transformando toda uma geração de consumo. Hoje, pensamos que o marketing tradicional está fadado ao fracasso – mas isso é um erro. Nos dias atuais, mais do que nunca, o marketing offline e o online andam de mãos dadas, já que ambos formam um elo forte e equilibrado capaz de sustentar qualquer negócio.
Segundo pesquisas, 46% dos profissionais de marketing dizem ter como objetivo futuros integrar Marketing Offline e Online para buscarem melhores resultados. E essa mesma fonte diz que 20% do tráfego orgânico para um site vem a partir da aliança entre essas duas estratégias.
Marketing Offline é também conhecido como marketing tradicional. Ele está relacionado às mídias como TV, jornais, revistas, outdoors, busdoors, divulgação em eventos, etc. Ou seja, tudo que não utiliza o ambiente online como meio de comunicação.
Já o Marketing Online está conectado a tudo que gira em torno do meio digital, como redes sociais, e-mail marketing, blogs, etc. Resumidamente, Marketing Online é todo tipo de publicidade feito na internet.
Muitos consumidores que recebem uma comunicação offline de uma empresa, na maioria das vezes, acabam indo buscar informações sobre seus produtos ou serviços de forma online. Logo, essa é uma excelente oportunidade para colocar as duas estratégias de marketing em ação para envolver seus clientes nos dois ambientes.
Veja a seguir como sua empresa pode aliar o marketing offline ao online para otimizar seus resultados:
Participando de projetos sociais sua empresa mostrará que ela se preocupa e está vinculada a algo que vai além do lucro financeiro.
Quando uma empresa assume a linha de frente, criando algo que agregue valor à vida das pessoas, ela pode ganhar mais força no mercado, se distinguindo assim, da concorrência.
A questão é: como fazer para que as informações sobre suas ações se espalhem entre seu público? É justamente nesse ponto que as estratégias offline e online entram em cena.
Sua empresa poderá promover publicidade na mídia offline que destaquem os resultados positivos do seu projeto para a sociedade. Deve aproveitar também para veicular seu endereço eletrônico e suas redes sociais para impulsionar o compartilhamento de suas ideias, garantindo assim, maior divulgação de sua marca.
Enviar e-mail marketing para seus cliente é uma das melhores estratégias utilizadas pelo Marketing Digital, porém, muitas vezes, ele pode passar despercebido entre tantos e-mails que chegam à caixa de entrada.
Então, como é possível resolver esse problema? A mala direta é a resposta para essa pergunta.
Quando enviar produtos ou prestar um serviço a um cliente, por exemplo, mande junto uma carta personalizada em forma de agradecimento, incluindo um call-to-action (CTA), incentivando uma visita ao site da empresa. O caminho a ser seguido também poderá ser o inverso, conquistando primeiro o cliente a partir do Marketing Online.
Abuse das redes sociais oferecendo descontos periódicos em seus produtos e serviços. Uma excelente isca para conquistar o consumidor online e levá-lo para o mundo offline é com uma oferta ou brinde a ser retirado diretamente na loja ou empresa. Esta associação trará bons frutos, aposte!
É preciso encontrar as melhores técnicas para intensificar a imagem da sua empresa e dar personalidade à sua marca no mundo offline. Grandes marcas são construídas e conhecidas por seu profissionalismo e pela qualidade daquilo que oferece.
Mas para alcançar maior visibilidade e construir uma marca forte, busque levá-la além do universo online. Crie e participe de eventos ou palestras. Faça networking, encontre seus clientes frente a frente e aproveite o momento, claro, para incentivar os participantes a fazerem perguntas ou darem opiniões em seu blog ou mídias sociais.
Esse é o momento perfeito para divulgar sua empresa utilizando o marketing offline e online estrategicamente.
E agora? Está pronto para aliar suas estratégias de Marketing? Então deixe seu comentário. Teremos o maior prazer em respondê-lo!