Com a consolidação das redes sociais e sites como ferramentas eficientes para estratégias de marketing, um enorme grau de inovação e sofisticação surgiu para o planejamento de empresas de qualquer setor e tamanho. Entre os modelos que fogem das formas tradicionais de publicidade, o marketing de conteúdo vem despontando como uma das mais efetivas e sólidas maneiras de construir uma audiência e maximizar a influência de uma marca.
As estatísticas de empresas que usam o marketing de conteúdo são significativas: segundo o levantamento da Content Trends de 2017, 53,5% das empresas que adotam marketing de conteúdo sabem o número de visitantes mensais que recebem. Já 66,7% dos negócios que não adotam a mesma estratégia desconhecem o número de visitas. Além disso, 68,9%, das empresas que não adotam o marketing de conteúdo pretendem adotar.
Por isso, a Apex mostra como o marketing de conteúdo pode se tornar parte fundamental para o planejamento de sua empresa. Confira!
O Marketing de Conteúdo segue a premissa de que uma empresa deve buscar comunicar-se com o seu público mais adequado, isto é, aquele cujos aspectos demográficos (idade, sexo, nível de renda e educação, etc) e subjetivos (interesses, desejos e medos) mais alinhem-se com os serviços e produtos oferecidos pela primeira.
Para tal, esta empresa deve lançar mão de recursos informativos, como postagens em redes sociais, posts de blog, vídeos, infográficos e quaisquer outras mídias que polarizem-se com a linguagem e personalidade de seu público, tratando de temas relevantes e cativantes para este último.
Desta forma, o Marketing de Conteúdo é excelente para criar uma ponte de diálogo honesta e profunda com uma certa audiência, além de ao mesmo tempo atingir de maneira positiva os grupos mais propensos a interessarem-se por determinada empresa, fortalecendo o alcance e influência de sua marca.
O objetivo básico do Marketing de Conteúdo é atrair para sua empresa o público que mais se identifica com os valores subjetivos dela, utilizando temas de comum interesse que educarão, cativar e aumentar sua propensão a desejar os serviços e produtos oferecidos.
Isso é possível porque a segmentação de público obtida com este tipo de estratégia é extremamente precisa: ao propagar mídias com temáticas específicas, você garante que chamará a atenção apenas daquelas pessoas que importam: as que podem se tornar possíveis clientes de seu negócio.
Outra grande vantagem proporcionada pelo Marketing de Conteúdo é a extensiva educação e nutrição de sua base de clientes potenciais. Com uma estratégia bem estruturada de temas a serem explorados por suas mídias, você guia seus leads de maneira intuitiva e pouco intrusiva através da jornada de compra de seus produtos.
Por exemplo, uma sequência de postagens de blog pode ir gradativamente qualificando sua audiência para a percepção de possíveis problemas, solucionando dúvidas e levando à constatação de que sua empresa pode oferecer resoluções reais.
Uma empresa que atinge pontos específicos da personalidade de seus consumidores — dúvidas, medos, anseios e desejos — passa a ser percebida de maneira mais positiva e sólida em seu segmento de mercado.
Por isso, o marketing de conteúdo é uma excelente ferramenta para agregar valor subjetivo à marca de sua empresa, construindo uma relação acima da meramente comercial com seu público, onde os atributos qualitativos de sua empresa são mais transparentes e impactantes.
Por fim, a adoção de uma boa estratégia de marketing de conteúdo não só é um passo inteligente no caminho da expansão de sua audiência, na qualificação de suas leads e no aumento da influência de sua empresa, como também é um ótimo investimento financeiro.
Embora exija cuidado, extensivo planejamento e manutenção constante, essa forma de Marketing é uma das mais custo efetivas existentes, ou seja, você terá resultados positivos por um baixo custo.
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