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Campanhas de PR devem se concentrar em mais métricas do que o Reconhecimento de Marca

Veja como os profissionais de comunicação podem realmente impactar – e porque as métricas sobre alcance e exposição são pura vaidade e não valem muito.

 

Reconhecimento de Marca. Algo que invariavelmente os clientes buscam. Nós oferecemos. E essa métrica faz o mundo da Assessoria de Imprensa girar.

No entanto, apenas ter sua marca reconhecida nunca será suficiente.

É só pensar nos variados objetivos que os clientes de comunicação buscam hoje além de Reconhecimento de marca: visibilidade, tráfego, engajamento, ROI de nicho, share of voice, diminuição do churn em conversações… enfim, uma série de retornos que podem, em determinado momento do negócio, ser mais relevantes do que ter uma marca reconhecida.

Relações Publicas em geral – e Assessoria de Imprensa particularmente – é um meio, não o fim. Extrair o máximo valor das relações publicas exige que alinhemos nossas estratégias com algo maior. Exemplos? Participação no mercado, geração de leads, habilitação de vendas, financiamento, fusões e aquisições, etc. Se sua estratégia de RP não está levando em conta esses pontos e busca apenas veiculações, você provavelmente está deixando a desejar.

Uma cobertura completa de mídia está ficando cada vez mais difícil de encontrar. Há menos repórteres, mais equipes de assessoria de imprensa e um ciclo de notícias ininterrupto. As oportunidades alcançadas são preciosas e, por isso, precisamos garantir que elas atinjam o alvo certo e sejam ‘capitalizadas ao máximo’.

Comece alinhando-se com seus gestores. Pergunte a eles quais são as duas ou três principais metas para os próximos 12 meses e não aceite nada relacionado a marketing. A partir de então, trabalhe com uma lógica reversa.

Por exemplo, se o objetivo número um é gerar mais receita, trabalhe com o diretor comercial para desconstruir exatamente o que a empresa precisa para aumentar os leads, melhorar as taxas do pipeline e reduzir o ponto de atrito nas vendas. Muito provavelmente, você vai descobrir que as menções, o volume e o plano de cobertura completo são tão importantes quanto construir histórias focadas em personas, que atingem as dores dos seus clientes em potencial.

Assim que tiver os objetivos alinhados, desenvolva a sua estratégia de comunicação de acordo com os objetivos. Como todos sabemos, táticas diferentes de comunicação geram resultados diferentes. A abordagem para fechar mais negócios é drasticamente diferente da estratégia para garantir capital de risco.

E saiba comemorar suas vitórias. Mas com parcimônia.

Produza seus cases, celebre com a equipe, mas antes pergunte-se e pergunte ao cliente se os resultados efetivos, os resultados de negócio da ação foram alcançados. Se sim, celebre duplamente. Se apenas houve 15 segundos de fama e pouco retorno de negócio, avalie o que pode ser melhorado e volte aos inícios.

 

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