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Marketing Digital para Empreendedores

Atualizado em 15 de maio de 2020

O que os empreendedores devem saber de marketing digital?

Quando o desemprego e a crise batem à porta de muitos brasileiros, a falta de opção junta-se à chance de realizar o sonho de ser dono do próprio negócio, e muitos acabam optando por abrir uma empresa – sem ainda pensar em detalhes. O problema é que todo começo é difícil e tem alguns percalços, pois o valor de investimento, em geral, é alto. E é aí que o marketing digital para os empreendedores entra.

A internet veio como uma importante aliada e se consolidou como uma das melhores maneiras de se fazer marketing nos últimos anos. São muitos os serviços e ferramentas disponíveis para que sua empresa ganhe visibilidade – ao menos uma ferramenta de Marketing Digital é utilizada por 99,5% das agências, segundo um levantamento da TechTrends. A melhor parte disso tudo: o valor de investimento é baixo.

Algumas estratégias que compõem o plano de ação de um estabelecimento podem conter até elementos gratuitos. Para aqueles que não são de graça, a relação custo-benefício é muito positiva, pois o valor é compatível com o resultado alcançado, além de ser bem mais acessível do que uma mídia tradicional, como rádio ou televisão.

Quem está começando, não tem condições de pagar uma agência digital para trabalhar o marketing nas redes, mas é possível fazer os processos básicos sem a consultoria da agência.

Blog publicado originalmente em 21 de junho de 2016.

Plano de marketing digital

O primeiro passo a ser dado é criar um plano de marketing digital, para saber de onde se está partindo, onde se quer chegar e quais serão os caminhos percorridos nesta jornada. Após isso, comece a pesquisar mais e entender sobre algumas ferramentas descobertas neste plano, para que você consiga colocar tudo em prática.

Abaixo, listamos algumas iniciativas que podem estar presentes em seu plano e que o investimento é baixo, ou quase nenhum.

Comentários em blog

Uma técnica que demanda pouco tempo e que tem boa eficiência, é fazer comentários em outros blogs com o perfil de sua empresa. Foque, principalmente, naquelas páginas que estão relacionadas a seu website e ao ramo que sua empresa atua.

Tenha um quadro de mensagens

Por mais chato e ultrapassado que possa parecer, ter um espaço em seu website para que as pessoas possam interagir com você e entre elas mesmo, pode ser uma boa tática, principalmente se elas tiverem uma boa experiência com a sua empresa.

SEO

Use e abuse das técnicas de SEO. O Google é o site de busca mais utilizado mundialmente, então por que não fazer proveito disto? Por meio da otimização das ferramentas de busca, você consegue deixar sua empresa com um resultado mais expressivo e numa posição melhor no ranking do Google.

Comece um blog

Democráticos, os blogs são essenciais para qualquer empresa, pois contribuem com conteúdo de qualidade para seus consumidores, além de terem um diálogo mais voltado àquilo que querem passar como mensagem.

O legal desta ferramenta é que não importa a área de atuação de seu negócio, sempre terá um espaço na internet disponível para que você e sua empresa participem deste debate.

Redes Sociais

Esteja presente em todas as redes sociais, principalmente no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram. Crie um perfil para seu negócio e interaja com seus admiradores, clientes e prospecções. Além de ser o local em que os brasileiros mais passam o tempo, deixa toda a conversa num tom mais pessoal e próximo dos usuários.

Uma boa opção também é procurar a Apex, que é especializada em marketing digital e oferece inteligência de presença digital e ativação de negócios para empreendedores e pequenos negócios.

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