O ano de 2020 foi de mudanças em praticamente todos os setores da vida. Alguns se afetaram menos, outros se afetaram mais. Nas áreas profissionais, algumas foram mais prejudicadas, outras menos. Alguns setores diminuíram, outros cresceram. E felizmente para a Apex, o período de março de 2020 a março de 2021 foi especialmente positivo nos resultados de mídia espontânea de nossos clientes.
Em uma mensuração aproximada, registramos mais de R$ 25 milhões em retorno de mídia para uma carteira de 6 clientes de atuação nacional. Fruto de método, esforço e criatividade de nossa equipe espalhada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
A pandemia trouxe um grande desafio para todas as empresas de comunicação corporativa e assessoria de imprensa: conseguir destaque para suas pautas em um período em que o covid domina o noticiário. Este desafio continua. Por outro lado, o aumento do uso da internet em 2020 (112% segundo o NIC.BR) e consequentemente no consumo de informações fez com que as veiculações tivessem um maior alcance. Com isso, os dados de retorno de mídia são realmente impressionantes.
Por razões de sigilo e ética profissional não irei mencionar os nomes dos clientes e seus resultados, procurando analisá-los de uma maneira mais ampla.
Os setores de serviços públicos estão sempre sujeitos às crises. É praticamente inerente ao serviço o fato de ter de lidar com problemas, dos pequenos aos grandes. Neste cenário, é preciso fazer uma diferenciação do ROI obtido, colocando de um lado as menções ao cliente feitas diretamente pelos veículos (coluna 3) e de outro lado as pautas provocadas pela assessoria de imprensa (coluna 2). Assim, no período de janeiro de 2020 a dezembro de 2020, em um cliente deste setor, tivemos um ROI geral superior a R$ 15 milhões, sendo que deste total R$ 4,3 milhões foram veiculações provocadas pela nossa assessoria de imprensa. Ou seja, na média anual, são mais de R$ 360 mil reais mensais em retorno de mídia espontânea provocada pela Apex.
Em um período marcado por uma pandemia é natural que os temas relacionados à saúde ganhassem relevância. No entanto, em um momento de extrema sensibilidade neste tema, é comum que uma parte das menções aos clientes sejam neutras ou negativas. Neste cenário, é importante ir aumentando gradativamente o número de menções positivas. E os resultados de nossos clientes deste nicho são expressivos:
O pintor Pablo Picasso teria dito em uma oportunidade: “tudo que posso fazer pela sorte é que ela me encontre trabalhando”.
Felizmente, essa frase é sempre lembrada por alguém que teve seu esforço de muito tempo brindado por algum ‘acaso’ da vida. E por vezes é essa sorte que aparece inadvertidamente em meio a tantos releases, follows, reuniões, projetos…
Quem trabalha com assessoria de imprensa sabe que este serviço tem uma dose de imponderável. Não é possível garantir que a pauta irá ser veiculada, e nem que cairá no gosto de algum editor para colocá-la na capa de domingo de um dos principais jornais do país.
Em março de 2021, a Vinícola Legado, cliente de assessoria de imprensa e marketing digital da Apex desde 2019, foi capa do Estadão de domingo! Uma conquista daquelas para se emoldurar e colocar na parede.
O ROI desta veiculação é maior do que as centenas de milhares de reais medidos pelas nossas ferramentas de clipping e monitoramento digital. É a comprovação de que uma boa assessoria de imprensa é recompensadora, para o cliente e para a agência. É a prova cabal de que podemos ter sorte, mas ela vai nos encontrar trabalhando.