O número de usuários nas redes sociais aumenta a cada dia. São ferramentas usadas tanto para relacionamentos pessoais, quanto para melhorar resultados das empresas que permitem um expansão do mercado, melhor relacionamento com os clientes e até para marketing da empresa. Uma pesquisa realizada pela revista Business Week mostrou que empresas que investiram em redes sociais cresceram 18% em um ano.
Conheça as vantagens e desvantagens de cada uma delas:
É a rede social mais utilizada no mundo. Permite a criação de páginas, eventos e grupos abertos e fechados.
Vantagens:
– É fácil de administrar e normalmente está ligada a postagens mais curtas
-É possível divulgar endereço, horário de atendimento e telefone.
-O facebook disponibiliza uma ferramenta para avaliar as postagens com mais curtidas fornecendo faixa etária e localização dos usuários.
Desvatagens:
-Os clientes podem avaliar e deixar comentários. O que pode ser uma desvantagem, já que a avaliação pode ser positiva ou negativa.
-Uma empresa que só faz postagens mais engraçadas pode ter bastante curtidas e poucos clientes.
LINKDIN
É a maior rede social corporativa do mundo. Permite a criação tanto de perfis pessoais para divulgação de currículo, quanto a criação de uma página empresarial.
Vantagens:
-Permite a publicação de apresentações em SlideShare
-Permite a criação de grupos
-É uma das formas de se relacionar com pessoas da mesma área de atuação.
-É possível anunciar para um público mais segmentado.
Desvantagens:
-Não está disponível em português
-Não permite um contato tão direto com o público.
GOOGLE+
Assim como o facebook, permite a avaliação por parte dos clientes, o que pode trazer prós e contras para as empresas.
Vantagens:
-Permite a divulgação de endereço, horário de atendimento e telefone da empresa.
-Por ser uma ferramenta do Google, é possível fazer integração com outros aplicativos como Google Maps, Gmail, Google Docs e até Youtube.
-Pode facilitar o hankeamento na página do Google
Desvantagens:
-Apesar de ser uma rede social interessante no mundo empresarial, ainda é pouco explorada pelo público no geral.
Tem como foco principal a publicação do fotos. Também permite a publicação de vídeos curtos.
Vantagens:
-É importante para a publicação de fotos dos produtos ou de eventos produzidos pela empresa.
-É possível ter grande feedback do público através das curtidas nas postagens ou dos comentários.
– Um dos recursos que ajudam a destacar o conteúdo postado é o uso de hashtags, que podem faze-la aparecer em perfis que não exatamente “seguem” seu perfil.
Desvantagens:
-É uma rede bastante explorada por jovens, o que pode ser uma vantagem dependendo do conteúdo e uma desvantagem se o público for mais adulto.
Funciona como um microblog, permitindo a postagem de textos de 140 caractéres que podem incluir fotos e vídeos.
Vantagens:
-A velocidade de respostas é muito grande, o que pode aumentar a interação com os clientes, podendo tirar dúvidas e fazer críticas.
-Possui uma ferramenta que destaca os assuntos mais comentados no momento, conhecido como Trending Topics, fazendo com que sua empresa ganhe mais visibilidade.
-Assim como o instagram, também faz uso das hashtags para que um assunto ganhe mais destaque.
SNAPCHAT
Rede social que mais faz sucesso atualmente. Permite a postagem de fotos e vídeos de 10 segundos que podem ser específicos para uma pessoa ou postados em uma história, os quais somem depois de 24 horas.
Vantagens:
-Também pode ser usado para mostrar “ao vivo” eventos que estão acontecendo.
-É bastante usado para mostrar os bastidores de algo, por ser mais relacionado a vida real, por isso pode ser usado para mostrar como os produtos são feitos por exemplo.
Desvantagens:
– A ferramenta ainda não é levada muito a sério, é mais utilizada para fins pessoais.
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