As redes sociais já se tornaram parte da rotina de muita gente no mundo todo. De acordo com a Hootsuite, mais de 2,8 bilhões de pessoas utilizavam redes sociais até o final de 2016. Isso representa ótimas oportunidades para todo tipo de negócio lucrar mais. Só que, para isso, é necessário atuar de maneira estratégica.
Não basta apenas criar uma página no Facebook e publicar vários links para os seus produtos. Tudo precisa ser feito de forma bem planejada, considerando as preferências e hábitos do seu público e o que o ambiente digital pode oferecer para facilitar esse contato.
Saiba como usar as redes sociais para lucrar mais com o seu negócio seguindo estes passos.
Blog publicado originalmente em 11 de novembro de 2016.
Se você quer direcionar vendas para o seu site ou sua loja física, antes de tudo é preciso garantir que esses fronts estejam adequados. O seu site precisa oferecer a melhor experiência de usuário possível para quem realiza uma compra, evitando erros e demora no carregamento.
Uma loja física deve comportar o aumento da demanda e estar acessível a essa nova procura. As redes sociais só vão trazer benefícios se todos os seus setores estiverem preparados.
A comunicação pelas redes sociais precisa ser sempre bem pessoal. Não faz sentido tentar abraçar o maior número de gente possível com um discurso genérico. Você deve compreender o perfil da sua audiência e planejar suas publicações para agradar a esse segmento específico.
A partir desse estudo, você conseguirá descobrir as redes sociais que funcionam melhor para divulgar seus produtos ou serviços. Por exemplo, lojas de moda costumam ter muito sucesso no Instagram porque é uma rede focada no visual.
As informações captadas no passo anterior também vão servir para você definir os melhores dias e horários para publicar seu conteúdo. Para lucrar mais usando as redes sociais, é necessário realizar suas comunicações nos momentos adequados, senão você corre o risco de ser ignorado.
Por exemplo, restaurantes costumam ter muito sucesso divulgando seus pratos próximo da hora do almoço. Mas isso não se aplica a todos os tipos de negócios.
Existe alguma data especial se aproximando? Seu estoque precisa mover determinada categoria de produto? Esses e vários outros fatores precisam ser considerados no momento de planejar como será sua atuação nas redes sociais para trazer vendas.
Muitas lojas, especialmente as que contam com e-commerces de abrangência nacional, analisam as próprias estatísticas para desenhar estratégias. Você pode, por exemplo, checar quais categorias de produtos têm mais ou menos procura e focar nelas.
A maioria das redes sociais tem plataformas de mídia. No caso do Facebook, por exemplo, você conta com o Facebook Ads. Essa ferramenta é bastante poderosa, impactando até quem não curte a sua página ou quem já visitou o seu site alguma vez, mas não comprou nada. Com o direcionamento adequado, você pode atingir as pessoas certas e maximizar suas chances de venda. Outras redes também têm sistemas de mídia, como o Instagram Ads e o Twitter Ads.
As redes sociais trazem diversas oportunidades para todo tipo de loja conquistar mais negócios. São extremamente poderosas para impactar a audiência certa para cada segmento, algo que nenhum outro método de divulgação consegue. Planeje bem as suas ações e conte com essas plataformas para trazer mais sucesso para o seu negócio.
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