Apex

Como aplicar palavras-chave para otimizar seu conteúdo

P: Devo focar em criar conteúdo sobre palavras-chave específicas?

R: As pessoas acham que as palavras-chave são a base do SEO e que, para sua empresa ter um dos primeiros lugares no ranking do Google, deve-se criar conteúdo diretamente sobre a palavra-chave específica e escrever só com o SEO em mente. Na verdade, não é bem assim.

Ao invés do seu conteúdo ser sobre uma palavra-chave em si, as palavras-chave podem ser utilizadas das seguintes formas:

  • como inspiração para seu conteúdo;
  • como justificativa para o seu conteúdo;
  • como uma forma de mensuração da performance do conteúdo (através de rankings de palavras-chave).

Tente sair da objetividade da palavra-chave. Alinhe seu texto com alguma intenção do consumidor: uma pergunta que eles sempre fazem, uma decisão que eles estão tentando fazer ou uma ação que eles estão planejando. Já vimos artigos ranquearem por várias palavras-chave, mas todos eles tem algo em comum: compreendem a intenção do consumidor. E é por isso que têm tanto sucesso.

Entre os cases para inspiração, a Apex tem alguns exemplos:

  • Em 70 conteúdos de texto feitos e publicados para o cliente Instituto Mário de Abreu, tivemos 6 palavras-chave na primeira posição do Google e 17 palavras entre as 20 primeiras do setor.
  • Para o cliente Anacleto Bassetto, foram 44 conteúdos de texto produzidos que causaram um aumento de 20% na aparição da empresa nas buscas do Google. Além disso, o site teve cerca de 82% mais sessões.

Quer mais dicas sobre marketing de conteúdo? Acesse nosso e-book e saiba mais.

Assine a nossa newsletter

O melhor do jornalismo. O melhor da comunicação publicitária. Apex. Desde 2006 transformando conteúdo em ferramenta de negócios.

    Faça contato pelo whatsapp Faça contato pelo whatsapp