Em um mundo cada vez mais conectado, alguns personagens tem ganhado mais espaço e relevância, consolidando um novo modelo de negócio: os influenciadores digitais. Em um levantamento inédito no país, a Apex Comunicação Estratégica compilou dados para entregar o mais atualizado Raio-X dos influenciadores digitais do Brasil. O estudo, feito com dados da MaxPress Tencologia e Informações, e enriquecido com depoimentos de diversos influenciadores, mostra com dados atualizados onde estão, sobre o que falam e como se aproximar dos novos queridinhos do mundo digital.
Por exemplo: você sabia que no varejo, 43% das pessoas buscam descobrir marcas por indicações e também pesquisar os retornos das empresas sobre reclamações? Pensando nisso, avalie: como é a atuação da sua marca nas redes sociais?
Ao todo são mais de 7500 influenciadores catalogados no país, divididos em 14 especialidades (informações de 2017, na época da pesquisa). De acordo com a última pesquisa do Youpix , 60% dos influenciadores digitais com mais de 1 milhão de fãs são homens e 2% dos influenciadores geram 54% das interações na rede. Eles se concentram, principalmente, no Instagram (31,9%) e Facebook (31,3%), além de marcar presença no Twitter (20,5%) e Youtube (16,2%).
O Manifesto do Influencers Marketing mostrou que dos 1.753 influenciadores pesquisados, 71,2% dizem que seus seguidores permanecem engajados devido à autenticidade do influenciador. De acordo com o estudo, 82% dos entrevistados estão mais propensos a seguir uma recomendação dessas pessoas do que de um famoso.
O mesmo estudo mostrou que 92% dos entrevistados acredita que o influenciador é mais qualificado para explicar um produto, justamente por falar a linguagem do público alvo. Engana-se também quem ainda acha que os influenciadores digitais atingem apenas o público jovem: uma pesquisa da Rakuten Marketing apontou que 23% dos pais da geração Y confiam nestas personalidades para tomadas de decisão.
Os assuntos abordados são os mais variados, sendo os mais comuns esportes, entretenimento, beleza, viagem e saúde.
Vale sim, esta é uma ótima estratégia para as empresas se destacarem, afinal, 93% do processo de compra começa com uma busca online. Muitos influenciadores disponibilizam um press kit, com dados e números das audiências internas e alcance de posts, que servem para mensurar o quanto de (possíveis) consumidores podem ser atingidos. Porém, identificar a celebridade virtual certa para fisgar cada tipo de público não é uma tarefa simples.
Neste e-book você encontrará informações exclusivas e totalmente gratuitas de como reconhecer um influenciador para o seu mercado, dicas de como definir o objetivo da sua campanha de marketing, números de influenciadores por região do Brasil e, de quebra, um estudo de caso.
A elaboração do plano completo demanda tempo e esforço, mas os caminhos levam ao sucesso. Se você chegou até aqui é porque sabe da importância de uma boa presença digital.
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Blog publicado em 17 de novembro de 2017
Atualizado em 17 de maio de 2020