Você sabe qual é a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo? Nem sabia que existia diferença entre os dois? Bom, então esse texto é para você!
Está tudo bem não saber: esses conceitos são super recentes. Eles surgiram com a solidificação da importância do marketing digital para as empresas e para o mercado como um todo. O grande lance é que o inbound marketing e o marketing de conteúdo não são rivais, ou antônimos. Na verdade, eles estão mais para irmãos que se complementam e não existem um sem o outro. Isso mesmo: Marketing de Conteúdo é uma estratégia que faz parte do Inbound Marketing.
Agora ficou confuso? Vamos entender melhor cada um desses conceitos para depois entendermos como eles se relacionam?
“Inbound” é uma palavra em inglês que significa “de entrada”. Ela é muito usada para se referir às mensagens que chegaram na caixa de entrada do e-mail, por exemplo. Ou seja, refere-se a tudo que vem, tudo que chega. Não é de se admirar então que o conceito de Inbound Marketing esteja diretamente relacionado a esse significado.
Inbound Marketing é aquele que faz o seu cliente vir até você, por vontade própria, e não o contrário. Aqui, é o cliente que vem até o site da empresa, através de mecanismos de busca, redes sociais, dentre outros meios. Ele chega até você não necessariamente para já fazer uma compra, mas para encontrar respostas e soluções. E, hoje, cada vez mais pessoas buscam se informar sobre produtos e marcas através da internet. Por isso, é tão importante manter suas redes sociais atualizadas e fáceis de achar, e sempre com as informações mais importantes para o seu negócio à vista.
De que se alimenta o Inbound Marketing? Oras, de conteúdo! Logo, o Marketing de Conteúdo é o que alimenta o Inbound Marketing. Isso mesmo! Todo o conteúdo que informa, tira dúvidas, diverte, enfim, que reforça a identidade e a presença digital da sua marca, é Marketing de Conteúdo.
Você pode fazer isso gerando conteúdo para trazer cada vez mais a sua marca para o topo das pesquisas. Como? Publicando posts interessantes nos blogs dos clientes, fazendo publicações em redes sociais, produzindo vídeos e fotos, dentre tantas outras formas.
Aqui, precisamos estabelecer as diferenças básicas entre o Marketing de Conteúdo e a Assessoria de Imprensa: sim, muita gente acha que é a mesma coisa, mas não é!
A Assessoria de Imprensa fala do que a empresa é, do que fez, faz e do que é capaz de fazer, e por aí vai. Já o Marketing de Conteúdo não deve falar sobre nada disso, mas sim sobre o que o seu negócio pode proporcionar. Gere assuntos que interessem e criem desejo no seu público-alvo, de modo que para realizar aquele desejo, ele precise recorrer à sua empresa.
Sabe como? Se você tem uma loja de roupas, crie um blog para falar sobre estilo de vida, modos de vestir, auto-estima, cuidados pessoais, e por aí vai. Desperte o desejo no seu consumidor de se cuidar e se sentir melhor. Logo ele vai buscar se vestir melhor, renovando o seu guarda-roupa, e aí o caminho até a sua loja estará trilhado.
O Marketing de Conteúdo garante o bom relacionamento da empresa com o consumidor. Com isso, a bola vai para a mão das suas estratégias de Inbound Marketing, que vão transformar essa boa relação em vendas. Com tudo isso dito, fica evidente dois devem andar juntos para o sucesso dos seus negócios.