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Como avaliar uma assessoria de imprensa antes de contratar?

Atualizado em 18 de maio de 2020 

Imagine que você tem uma empresa. Você já definiu os valores e missões da sua marca, sabe quem é seu público-alvo e para onde deseja crescer. Até então você já deve também estar consciente dos resultados que uma boa assessoria de imprensa pode trazer para os seus negócios e está ansioso para se posicionar no seu mercado e alcançar todo o crescimento que almeja.

Essa é a hora de contratar uma assessoria de imprensa. Mas como escolher a melhor para o seu caso dentre tantas opções no mercado?

É isso que vamos te ajudar a descobrir abaixo!

Blog publicado originalmente em 16 de janeiro de 2019

O que levar em conta na hora de contratar uma assessoria de imprensa?

Provavelmente essa não é a primeira vez que você contrata um serviço pensando no melhor para o seu negócio, então você sabe bem quais critérios levar em consideração:

  • Tempo de mercado
  • Avaliação de clientes
  • Cases de sucesso
  • Preço

Mas quando se trata de assessoria de imprensa, nada é tão simples quanto parece e encontrar um equilíbrio entre esses fatores é que fará a diferença. A oferta de agências que trabalha com assessoria de imprensa tem crescido cada vez mais e é preciso estar atento ao fato de que esse trabalho tem mudado nos últimos anos. Entenda melhor a nova assessoria de imprensa aqui.

Um bom mailing não é mais a ferramenta mais importante de trabalho de um assessor de imprensa. Agora, é preciso também conhecer o mercado a fundo, entender sobre grandes e micro influenciadores, estar ligado nas novas tendências para redes sociais, compreender a importância das estratégias de SEO e de Link Building, e muito mais.

Se quiser saber mais sobre a combinação de assessoria de imprensa e inbound marketing, veja esse nosso post aqui.

Afinal, como escolher a melhor assessoria de imprensa para o meu negócio?

  • Conheça os clientes e cases da agência: O primeiro passo é descobrir se aquela agência tem expertise para cuidar da assessoria do seu negócio. Se é saúde, busque por uma agência que já tenha experiência no ramo. Isso porque o mercado de assessoria de imprensa exige um conhecimento específico de cada área, como quais são os jornalistas que trabalham com o ramo, quais são as publicações específicas do setor, quais os eventos acontecem anualmente, dentre tantas outras características. Toda essa familiaridade pode facilitar e muito o trabalho de divulgação da sua marca. Experiência vale ouro!

 

  • Pesquise e compare: Não feche com a primeira agência que aparecer. Pesquise e compare os serviços de pelo menos três ou quatro agências. Não estamos dizendo para fazer orçamento e acabar indo na mais barata só por ser mais barata. Pense que é o futuro dos seus negócios que está em jogo. O grande segredo aqui é entender o que aquela agência tem de diferente da demais que irá fazer a diferença que você precisa. Uma agência menor pode acabar atendendo muito mais aos seus interesses do que uma maior, ou vice-versa. Por isso, é preciso ir a campo fazer esse estudo.

 

  • Verifique as promessas feitas: Quem promete demais ou promete resultados extremamente específicos em assessoria de imprensa pode estar prometendo o que não pode cumprir. Fique atento, pois esse é um trabalho que depende primordialmente de relacionamentos, ou seja, pode ter resultados variáveis.

 

  • O barato que pode sair caro: Se uma agência está cobrando um valor extremamente diferente das outras, especialmente muito abaixo das outras, atenção! Provavelmente ela não vai ter como entregar o que promete, pois essa atividade exige um capital humano de profissionais capacitados. Agora, se a agência cobra muito acima das outras, exija saber qual é o diferencial dela que justifique o valor pedido.

 

Para te deixar mais animado e ansioso para escolher a agência que fará a assessoria de imprensa do seu negócio, veja aqui quais são os resultados que uma boa assessoria de imprensa pode trazer. E bons negócios!

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