O blog corporativo é um dos elementos mais importantes de qualquer estratégia de marketing digital. É através dele que seu cliente poderá conhecer sua empresa, seus produtos e serviços, e, enfim, tornar-se um consumidor em potencial. Além disso, investir em um conteúdo na web pode trazer 80% do tráfego de usuários que estão buscando alguma informação no Google para o seu site, segundo a Hubspot.
Reunimos aqui as dicas de ouro para que seu conteúdo cative os leitores que você precisa. Confira:
Primeiro, escolha o tema de sua pauta. Se você já fez uma pesquisa de público-alvo, sabe quem é sua buyer persona e o que ela mais gosta. O segredo aqui é conciliar a expertise de sua empresa com os gostos de sua persona, de modo com que o conteúdo seja cativante, original e interessante para ela – ou seja, que ela se identifique com o assunto e permaneça no seu site por mais tempo.
Com o tema já escolhido, é hora de escolher uma boa palavra-chave. A palavra-chave será o termo que guiará os motores de busca a mostrar o seu conteúdo quando o usuário pesquisar por aquela frase. Uma das ferramentas mais utilizadas para encontrar uma boa palavra-chave é o Google Ads, que traz uma relação com os termos mais procurados e os Trends, tópicos populares. Com isso, você já consegue ter uma ideia de título e abordagens possíveis para o seu texto.
O texto é o que vai prender seu leitor na sua página. Já deu pra entender a importância de uma boa produção, né? Algumas de nossas melhores dicas pra aperfeiçoar seu conteúdo são:
Sim, você precisa selecionar a melhor imagem possível para o seu conteúdo! Escolha alguma que passe uma mensagem; que seja atrativa, original e cative seu leitor. O estímulo visual é essencial para que o leitor se envolva ainda mais com o conteúdo.
Os bancos de imagem Free Pexels, Pixabay e Commons são alguns dos sites que oferecem uma grande variedade de imagens com alta qualidade. Selecione, para cada conteúdo, uma além da principal para seu texto, no mínimo. E no título das imagens, nunca se esqueça de inserir a palavra-chave!
Tanto para estimular o tráfego entre conteúdos do seu próprio site quanto para aperfeiçoar seu SEO, o link-building é importantíssimo. A dica é: sempre que perceber que você está discorrendo sobre algo que já mencionou no seu site, coloque o link nos termos! Seu leitor pode estar interessado nessas entrelinhas, e, quanto mais tempo ele passar em seu site, mais credibilidade sua empresa ganha com ele.
Gostou? Faça tentativas em seu conteúdo na web! Depois, é só mensurar os resultados e ver a diferença. E se você ainda está inseguro na área de comunicação, avalie contratar uma consultoria de marketing de conteúdo para te auxiliar nessa jornada. 🙂