Você já sabe que, no marketing online, uma das melhores formas de informar, se aproximar e não sair da memória do seu público é produzindo um conteúdo de qualidade. Segundo um levantamento da Hubspot, 60% dos profissionais de marketing dizem que a criação de conteúdo para blog é a principal prioridade do Inbound Marketing. Para o marketing de conteúdo, isso não é nem uma opção – é a própria essência da ferramenta. Mas e quando o bloqueio criativo te impede de acertar nessa criação?
O bloqueio criativo é um obstáculo muito comum na rotina de pessoas que trabalham com a criatividade. Começa assim: você senta pra começar a escrever e encara a tela do seu computador. E continua encarando. E encara um pouco mais. E aí, assim que percebe que não vai conseguir tirar nenhuma boa ideia do seu cérebro, você adia pra outra hora. E a procrastinação segue…
Blogs, mídias sociais, newsletters, conteúdos internos – tudo isso requer que você sente e faça de uma vez. A agilidade pode ser um dos fatores que ajudará sua empresa a se destacar entre os seus concorrentes.
Ou seja: nas vendas e no marketing, o bloqueio criativo pode empacar seus negócios. Como dar um fora nesse obstáculo e conseguir eficiência na produção?
Antes de pular para as conclusões do que escrever, você precisa saber a motivação que vai te guiar. Uma ótima resposta para esse problema é observar quem te seguiria e veria seu negócio como uma fonte confiável – ou seja: para qual grupo, mesmo que seleto, você está produzindo conteúdo? Quando você descobrir isso, a produção ficará muito mais fácil. As pessoas compartilharão o que você escreveu, irão voltar para mais, e, completando o ciclo, comprarão seus produtos. Ter os olhos desse público específico na sua empresa é um dos mais valiosos bens que você pode ter. O truque aqui é que você pode atingir esse feito sem ter que escrever sobre seus produtos ou serviços – mas o assunto tem que ser interessante para a sua audiência. Se você fizer um bom trabalho pesquisando a fundo sobre sua buyer persona, você saberá o que eles amam e odeiam, sobre o que são curiosos, se eles viajam por lazer ou por negócios, se existe uma aura aventureira em suas almas, se são caseiros ou baladeiros, e muito mais. Crie conteúdo que cause identificação nas pessoas, mas não qualquer pessoa. Escreva para um leitor específico como se você fosse seu melhor amigo.
Você já sabe que não precisa escrever sobre seu negócio. Mas como relacionar um conteúdo a sua empresa, então? É aqui que entra a resolução de problemas: ajude o seu interlocutor em alguma complicação de sua vida. A chave é focar neles, não em você: fale sobre as melhores soluções pra determinada situação; coloque sua visão sobre isso. Não tenha medo de ser assertivo: sua empresa é a expert na qual eles confiam, então aja desta maneira! O resultado será um leitor informado, satisfeito e que, agora, conhece e lembra da sua empresa.
Desmistifique ou derrube um mito comum sobre a área de sua expertise. Escreva uma avaliação sobre um ótimo livro que você leu ou um seminário que sua empresa participou, qual foi o impacto, como isso influenciou na sua maneira de fazer as coisas. Conduza uma entrevista com alguém interessante e a escreva num rápido formato de perguntas e respostas. Mencione um post de um blog popular do seu nicho e, para apimentar, tome uma posição contrária – com muito respeito ao autor, evidentemente. Compartilhe notícias da grande mídia que refletem no seu posicionamento e na sua missão como empresa de servir seus consumidores. Inspire-se! Mas não esqueça: seja informativo e coloque sua audiência para pensar. E, principalmente, incentive sua audiência a apreciar seu estilo e ponto de vista.
No final das contas, a maior dica que podemos dar é essa: seja original. Invente, faça coisas que não se veem por aí – isso gera destaque. Uma vez que seus leitores querem mais de seu conteúdo, será muito mais fácil produzir materiais de relevância e o bloqueio criativo sumirá. Seja um guia!
Pronto para parar de encarar a tela do computador? Se ainda não se sente confiante, contrate uma agência com especialização em marketing de conteúdo para te ajudar nesse desafio. Conheça mais sobre a Apex! 🙂