O “novo marketing” — como é chamado o marketing digital — pode ser definido como um conjunto de ações executadas online com o objetivo de atrair clientes, melhorar a reputação da marca, oferecer serviços, criar negócios e relacionamentos profissionais.
Há algum tempo poderíamos afirmar que apenas as grandes empresas teriam capacidade de investir no meio digital, mas hoje sabemos que não é verdade. Pelo contrário, o marketing digital é, atualmente, a maneira mais econômica de promover sua imagem, produtos ou serviços para os consumidores. Segundo o levantamento da Content Trends de 2017, as empresas afirmam que o marketing digital tem aos principais benefícios de divulgar a marca (77,4%), engajar a audiência (63,2%), aumentar tráfego no blog/site (50,3%), ampliar as vendas e o número de clientes (48,5%).
Podemos concluir então que estar nesse meio tornou-se uma necessidade: não importa se você está ou não presente na web, as pessoas vão falar de você de qualquer forma. Cabe a você decidir se quer participar dessa conversa ou não — e, cá entre nós, ficar de fora pode não ser a melhor das escolhas.
Basicamente, qualquer pessoa com acesso à internet está em contato direto com ações de marketing digital. E o número de gente conectada cresce em ritmo acelerado. Dessa forma, qualquer empresa pode ter seu alcance amplificado de uma maneira extraordinária, atingindo pessoas do outro lado do mundo, inclusive. Coisa que um outdoor não é capaz de fazer, certo?
Além disso, a web é um meio de comunicação com o cliente que fica disponível 24 horas por dia, sem burocracia e de forma simplificada. Por esse motivo, a solução de problemas também é mais rápida e prática, fazendo com que o cliente — ao ter sua questão resolvida sem muita dor de cabeça — crie uma relação de confiança com a marca.
Outra grande vantagem possibilitada pela internet é que a comunicação com o cliente passa a ser uma via de mão dupla. Você não apenas interage com ele mas também permite que o próprio consumidor entre em contato direto com você e, dessa forma, gera informações cada vez mais preciosas sobre o seu público. E nós sabemos que, ao entender as necessidades do público, fica mais fácil decidir como podemos atendê-las.
Novas formas de aplicação do marketing digital surgem todos os dias na internet e apostar em todos eles não é, nem de longe, uma boa ideia. É muito importante entender o funcionamento de novos canais e plataformas antes de sair se aventurando por aí.
Entre os canais mais conhecidos e úteis estão os blogs, nos quais você tem controle total sobre ele, desde o layout e a formatação até o conteúdo. Com toda essa liberdade você pode utilizá-lo em várias estratégias diferentes para se posicionar no mercado, aumentar suas vendas, se conectar com o seu público e, principalmente, prospectar novos clientes.
As redes sociais também são ferramentas muito usadas por profissionais de marketing digital. A diferença é que, nelas, você não tem autonomia suficiente para controlar 100% da sua página ou perfil. A maior vantagem delas é o grande alcance que o seu conteúdo pode ter com baixo ou nenhum custo. A desvantagem é que alguns possíveis comentários não tão positivos assim também estarão ao alcance de todo o seu público.
Mas calma! Esse também é um importante termômetro para saber se seu conteúdo está agradando ou não, ok?
Pense no seu negócio e quais são os seus objetivos. De alguma forma, o marketing digital pode te ajudar. O assunto é complexo e poderíamos falar dele por horas a fio, por isso, seja curioso, pesquise, faça perguntas, mantenha-se informado e atualizado.
Ainda existe muito espaço para o marketing digital se desenvolver e você não pode ficar de fora. Se ainda não investe nesse ativo, é hora de começar a considerar a possibilidade porque os resultados vão te surpreender.
E aí, já está pronto para colocar a mão na massa? Conte para a gente nos comentários!
[mc4wp_form id=”678″]
Você sabe quais são as diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing? Sabe que ao integrar os dois, pode atingir resultados muitos melhores na sua campanha? Leia mais sobre isso aqui no blog da Apex!