Apex

Assessor de imprensa precisa aprender marketing digital?

Sem dúvida, o papel de um assessor de imprensa mudou ao longo do tempo. Atualmente, não basta apenas conhecer tudo sobre comunicação e construção de imagem do cliente.

Na nova era, o assessor precisa estar antenado ao que acontece no mundo digital. Além disso, seus clientes não querem ser apenas conhecidos, eles querem vender cada vez mais.

Por isso, respondendo a pergunta título, podemos dizer que sim, o assessor de imprensa precisa aprender sobre marketing digital. Para saber o por quê disso e também o que cabe ou não ao assessor saber, siga a leitura. 

 

Uma nova era está começando

Mais do que nunca, estamos na era digital. Por isso, o assessor de imprensa precisa aprender a lidar com as novas maneiras de fazer seu trabalho. 

Mesmo que fazer o contato com grandes jornais e revistas ainda seja importante, o assessor deve criar novas estratégias de comunicação. Já não funcionam mais os releases com disparos em massa.

Atualmente, as empresas buscam por seu público alvo de forma direta, criando a imagem da marca a partir deste.

Assim sendo, na era digital, as redes sociais e os influenciadores digitais ganham cada vez mais importância para o desenvolvimento orgânico de uma empresa.

Com tudo isso, queremos dizer que nesta nova fase, o assessor de imprensa precisa saber fazer mais do que suas antigas funções. Hoje, ele precisa estar conectado com o marketing digital para conseguir desenvolver seu trabalho.

Afinal, já se foi o tempo em que as empresas procuravam assessorias apenas para criar uma imagem positiva de seus negócios. Agora, o cliente quer vender e quer, de preferência, contratar apenas um profissional para fazer todo o trabalho.

Nesse sentido, a comunicação e o marketing precisam atuar em conjunto, mesmo que dentro da agência exista uma separação, na prática, as duas áreas devem estar em constante diálogo.

 

Por que o assessor de imprensa precisa conhecer o marketing digital?

Mas, se você está se perguntando por que o assessor de imprensa precisa conhecer e saber trabalhar com marketing digital na nova era, veja a lista de motivos que separamos para te convencer:

  • Atualmente, não basta apenas fazer a marca ser conhecida e só gerar tráfego. As empresas querem converter o público em leads e clientes para que, assim, possam vender mais e ainda fidelizar quem compra.
  • O marketing digital ajuda o assessor a prestar um serviço mais completo. Em agências fica mais fácil pois há pessoas trabalhando nas duas áreas mas, mesmo assim, o conhecimento é necessário.
  • Quando o assessor trabalha por conta própria, ele precisa oferecer o serviço mais completo possível. Afinal, a empresa não quer contratar vários profissionais separados para lidar com seu projeto. 
  • O assessor de imprensa também deve conhecer conceitos básicos de marketing digital que estão ligados a trabalhos diretamente no Google. Conhecer estratégias de otimização SEO, para potencializar o blog do cliente, fazer o marketing de conteúdo, gerenciar mecanismos de pesquisa, entre outras ações.
  • Conseguir unir esses dois setores também auxilia no relacionamento com influenciadores digitais que são, hoje, uma das formas mais usadas para conectar empresa e público alvo.

Por fim, vale lembrar que a assessoria de imprensa complementa o trabalho do marketing digital e vice-versa. Mesmo que um assessor precise ter conhecimento das duas áreas, ainda assim se tratam de serviços diferentes.

Por conta disso, na hora de criar o briefing para seus clientes, separe os tipos de serviço e cobre valores apropriados para cada um deles. Lembre-se de que construir a imagem da empresa não é a mesma coisa que prospectar clientes.

Assine a nossa newsletter

O melhor do jornalismo. O melhor da comunicação publicitária. Apex. Desde 2006 transformando conteúdo em ferramenta de negócios.

    Faça contato pelo whatsapp Faça contato pelo whatsapp