Um vídeo de gatinhos derrubando coisas, outro vídeo de cachorros brincando com bebês, uma piada, mais um vídeo de alguém tocando um violão e mais outro de alguém ensinando a fazer uma receita de bolo ou qualquer outro vídeo com um “faça você mesmo”. Essa é a sequência natural da timeline do Facebook de qualquer pessoa hoje em dia.
Os vídeos já são, inegavelmente, a mídia que tem as maiores taxas de compartilhamento no Facebook, superando imagens, links e textos. Para quem acompanha com atenção as redes sociais, ficou visível o crescimento da preferência pelos vídeos tanto nessa quanto em outras redes, como o Twitter. Nem precisamos falar do YouTube, não é mesmo?
Mesmo com todo esse sucesso, muitas empresas ainda não se dedicam a fazer um bom conteúdo para o Facebook. Quer saber como fazer o engajamento com seus vídeos crescer? Temos 7 dicas para você fazer isso acontecer. Confira quais são:
Vídeos mais curtos costumam funcionar melhor no Facebook. Você pode investir em vídeos mais longos para plataformas como o YouTube e mesmo assim aproveitar o conteúdo para o Facebook. Que tal transformar esse conteúdo em vários outros vídeos menores, tipo pílulas de conteúdo, para usar no Facebook? Por lá, vídeos com até dois minutos são os melhores!
Usar música como trilha de fundo para o seu vídeo faz com que ele tenha, em média, 25% mais de engajamento. É claro que essa música precisa ter a ver com o seu conteúdo e com a sua marca. Outra dica é não colocar a música muito alta, pois isso pode acabar afastando o seu público. Sabe quando você está navegando pelo Facebook bem tranquilo e dá o play em um vídeo com a música SUPER ALTA? É chato e raramente você se dá ao trabalho de baixar o volume para ver o vídeo. O mais natural é passar adiante sem ver o vídeo. Ou seja: esse é um dos pontos em que se perde uma visualização. É bom ficar atento!
Colocar uma imagem personalizada na miniatura do vídeo pode fazer toda a diferença nas suas taxas de engajamento. Lembre-se que, sempre que o vídeo não estiver tocando, é essa imagem que vai aparecer para as pessoas. Ou seja, é essa imagem que vai levar alguém a clicar no vídeo ou não. Capriche!
Os números não mentem: em média, 90% dos usuários continuam a assistir um vídeo que começa automaticamente. Essa informação nos leva à próxima dica, que é crucial:
Os três primeiros segundos de um vídeo são os frames de ouro: eles tem a responsabilidade de prender o usuário e fazê-lo sentir vontade de continuar assistindo até o final. É aqui que precisamos chamar atenção de forma certa.
Não adianta investir na produção de um vídeo e não acertar no target. Todo video tem o seu público e faz parte do trabalho descobrir quem é esse público e como chegar nele.
Por último, mas não menos importante, a dica mais atual de todas: apostar em vídeos na vertical. É inegável que cada vez mais pessoas assistem vídeos com o celular na vertical, sem se dar ao trabalho de virar o celular. Logo, ao invés de lutar contra o seu público, adapte-se a ele. Que tal fazer um teste com um vídeo na vertical para ver a diferença nas taxas de engajamento?
Faça esses testes e depois conta pra gente os resultados!