As redes sociais substituem os meios de comunicação tradicionais cada vez mais e as mudanças ocasionadas por esse crescimento são inúmeras. Os usuários podem interagir, consumir informações, criar e manter laços afetivos, produzir conteúdo e expressar emoções.
Não somente uma ferramenta de comunicação, as redes sociais também auxiliam na formação de opiniões entre as pessoas. E é por esse motivo que você deveria levar sua empresa até elas. O uso das mídias como uma ferramenta de marketing permite não só a expansão do mercado, como também um melhor relacionamento com os clientes.
Conheça um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens de cada uma delas:
É a rede social mais utilizada no mundo. Permite a criação de páginas, eventos e grupos abertos e fechados.
– É fácil de administrar e normalmente está ligada a postagens mais curtas.
-É possível divulgar endereço, horário de atendimento e telefone.
-O facebook disponibiliza uma ferramenta para avaliar as postagens com mais curtidas fornecendo faixa etária, localização dos usuários e mais elementos importantes para a análise de estratégia.
-Os clientes podem avaliar e deixar comentários. O que pode ser uma desvantagem, já que a avaliação pode ser positiva ou negativa.
-Uma empresa que só faz postagens mais engraçadas pode ter bastante curtidas e poucos clientes.
É a maior rede social corporativa do mundo. Permite a criação tanto de perfis pessoais para divulgação de currículo, quanto a criação de uma página empresarial.
-Permite a publicação de apresentações em SlideShare.
-É uma das formas de se relacionar com pessoas da mesma área de atuação.
-É possível anunciar para um público mais segmentado.
-Não permite um contato tão direto com o público.
Assim como o facebook, permite a avaliação por parte dos clientes, o que pode trazer prós e contras para as empresas.
-Permite a divulgação de endereço, horário de atendimento e telefone da empresa.
-Por ser uma ferramenta do Google, é possível fazer integração com outros aplicativos como Google Maps, Gmail, Google Docs e até Youtube.
-Pode facilitar o ranqueamento na página do Google.
-Apesar de ser uma rede social interessante no mundo empresarial, ainda é pouco explorada pelo público no geral.
Tem como foco principal a publicação de fotos e vídeos fixos num perfil, mas atualmente também permite a postagem de mídia que pode ser específica para uma pessoa ou postada em uma história, a qual some depois de 24 horas.
-É importante para a publicação de fotos dos produtos ou de eventos produzidos pela empresa.
-É possível ter grande feedback do público através das curtidas nas postagens ou dos comentários.
– Um dos recursos que ajudam a destacar o conteúdo postado é o uso de hashtags, que podem faze-la aparecer em perfis que não exatamente “seguem” seu perfil.
-As histórias do Instagram estão cada vez mais populares entre os usuários – e as empresas podem tirar vantagem disso para se aproximar de seu público.
-É uma rede bastante explorada por jovens, o que pode ser uma vantagem dependendo do conteúdo e uma desvantagem se o público for mais adulto.
Funciona como um microblog, permitindo a postagem de textos de 280 caracteres que podem incluir fotos, vídeos e gifs.
-A velocidade de respostas é muito grande, o que pode aumentar a interação com os clientes, podendo tirar dúvidas e fazer críticas.
-Possui uma ferramenta que destaca os assuntos mais comentados no momento, conhecido como Trending Topics, fazendo com que sua empresa ganhe mais visibilidade.
-Assim como o Instagram, também faz uso das hashtags para que um assunto ganhe mais destaque.
-A quantidade de texto é limitada e o público é segmentado. É preciso ter mais trabalho para formar uma estratégia eficiente
Permite a postagem de fotos e vídeos de 10 segundos que podem ser específicos para uma pessoa ou postados em uma história, os quais somem depois de 24 horas.
-É bastante usado para mostrar os bastidores de algo, por ser mais relacionado a vida real, por isso pode ser usado para mostrar como os produtos são feitos por exemplo.
– Com o aumento da popularidade do Instagram Stories, o Snapchat decaiu no setor empresarial no Brasil.
– Em 2019 o Snapchat perdeu muitos usuários devido a essa popularidade do Instagram Stories
Gostou das dicas? Saiba mais dicas na aba redes sociais do nosso blog. Bons estudos!
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