A narrativa de histórias a partir de dados e fatos dentro da própria empresa é uma das melhores ferramentas para profissionais de marketing de conteúdo. Um negócio é cheio de histórias: o ideal do fundador, o esforço dos primeiros colaboradores, os desafios do crescimento, um personagem simbólico. Algum destes pontos ou outros que você encontra em uma boa pesquisa interna podem gerar conteúdos profundos e mais relevantes. Aprenda, nesse blog, como achar boas histórias dentro da sua empresa.
Essa é a primeira dúvida que surge quando se busca abordar fatos íntimos de uma empresa. Quem vai se interessar por um assunto tão particular e, muitas vezes, localizados em um tempo passado. Porém, existem algumas razões para se buscar este tipo de conteúdo.
Pelos fundadores e sócios. São eles que, provavelmente, encarnam as características da empresa mais do que todos. A dica aqui é não se limitar apenas a história da pessoa dentro da empresas em questão. Muitas vezes, uma experiência anterior pode trazer mais símbolos e ser mais rica de apelos.
Um tema que tem grande apelo e normalmente rende boas histórias é a criação do nome e logo da empresa. Quem definiu? Como foi o processo de criação? O que quer dizer? Esses são perguntas básicas que podem revelar temas interessantes para o público geral.
Identificar um consumidor do serviço ou do produto da empresa pesquisada também é outro grande gerador de conteúdo. Entender a história por trás da compra, as preferências e gostos de um personagem específico aproxima a companhia de seu público.
Não force a barra para fazer render uma história onde ela é fraca de apelo. Se o fundador não tem lá uma grande história, se o serviço gera antipatia, não adianta forçar. A história tem que ser natural, como fosse uma novidade contada em uma mesa de bar. Marcas que não tinham lá muito a contar e quiseram forçar a barra com histórias (vide Diletto e sucos Do Bem) tiveram crises severas de imagem.
Com o tempo, o mindset de encontrar histórias dentro da própria empresa irá trazer novas oportunidades de conteúdo profundo, valioso e que diferencia sua empresa no oceano de conteúdos superficiais disponíveis.
Boa pesquisa e boas histórias.