Sempre que precisamos consultar qualquer tipo de informação, desde um endereço até um determinado tipo de empresa e os serviços que ela oferece, intuitivamente a primeira atitude é correr para a área de busca do Google, então digitar as possíveis palavras-chave e – voilà – verificar as centenas de resultados listados na tela.
A relação que surge é rankeada por meio de uma ferramenta automática do site de buscas, entre outros parâmetros de medição e classificação, de acordo com a qualidade e relevância do conteúdo que as tais empresas produzem e disponibilizam nos mais variados canais de mídia.
Faça um teste! Pesquise pelo seu tipo de negócio. Se seu concorrente apareceu e o seu negócio não está nem mesmo na primeira página de respostas do Google, você precisa contratar uma agência de conteúdo urgentemente. Afinal de contas, 40% da população mundial está na internet (cerca de 4 bilhões de pessoas).
O Brasil extrapola essa média, com mais de 50% dos habitantes conectados (mais de 100 milhões de pessoas). Saiba ainda que, em média, 60 milhões de visitantes únicos estão no YouTube todo mês e 90 milhões no Facebook. O Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês.
De acordo com dados da ComScore, referência em análise de dados de audiência online em todo o mundo, 74% das pessoas pesquisam na internet a respeito de serviços e produtos antes de realizar uma compra. A forma de consumir produto e informação mudou com a revolução digital e não necessariamente é preciso ser uma empresa ultra tecnológica ou uma startup com menos de um ano no mercado comandada por millennials para acompanhar esses avanços.
Mesmo as empresas mais tradicionais estão adaptando seus departamentos ou não sobreviverão em um curto prazo. A sessentona Magazine Luiza, fundada em 1957, é um bom exemplo. Ao constatar que grande parcela das vendas da empresa, principalmente pelo e-commerce, é de produtos eletrônicos, a varejista decidiu ser uma fonte de referência em informação aos aficcionados por tecnologia, com conteúdos gratuitos e que geram valor, para educar, esclarecer dúvidas e auxiliar os clientes na decisão de compra. Afinal eles são veiculados em variados formatos, como em vídeo, no Canal da Lu, e por texto, no Blog da Lu.
A Red Bull vende energéticos, mas nem por isso fala apenas de energéticos em seus canais. A empresa buscou entender quem é seu consumidor e quais são seus gostos. Descobriu que sua persona gosta de esportes radicais, natureza e games, que aprecia filmes e músicas específicos. A partir disso, o site da Red Bull foi transformado em um grande portal de notícias e conteúdos relacionados a esses temas, com coberturas esportivas, vídeos virais, publicações online e impressas e conteúdos exclusivos, inclusive comprados por jornais e revistas.
Atualmente o público consumidor, seja de uma pequena, média ou grande empresa, procura o que quer, na hora que quer e, mais do que isso, ele não quer mais ser convencido, mas ensinado a consumir. Portanto, já que está recebendo informações relevantes por meio do seu canal, por que não consumir por lá mesmo. Mas, para ser vista, a empresa precisa ser encontrada e investir em uma agência de conteúdo é uma aposta importante para reverter os processos de aproximação em taxa de conversão.
A agência de conteúdo, por meio de um trabalho estratégico de profissionais qualificados, que conhecem perfeitamente o mundo digital, têm pensamento criativo e analítico e domínio dos conceitos de marketing digital, irá identificar e entender a persona adequada para consumir o seu produto e detectar qual a melhor jornada de entendimento de que seu negócio é a solução para o problema dela.
A partir daí, a agência de conteúdo poderá produzir os conteúdos relevantes e de qualidade para seu negócio, gerando valor e espaço de destaque no ambiente digital. Por meio desse conteúdo, seu potencial cliente irá entender e assimilar a mensagem que deseja transmitir. Então são inúmeras as estratégias, desde os mais simples aos mais aprofundados, presentes em redes sociais, blogs, e-mails, e-books, landing pages, vídeos, webinars, cases de clientes, newsletters, podcasts, entre outros.
Em resumo, o trabalho de uma agência de conteúdo tem a capacidade de proporcionar ao seu negócio:
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