Por mais que os termos assessoria de imprensa e assessoria de comunicação sejam muito semelhantes, suas funções são distintas. Na hora de contratar um trabalho de assessoria é muito importante reconhecer essa diferença.
Muito se fala sobre assessoria de imprensa, mas afinal, o que faz uma assessoria de Comunicação?
É isso que vamos te explicar!
E assim, depois de entender suas funções. você saberá o momento certo para buscar o serviço e alavancar cada vez mais seu negócio.
A primeira diferença está relacionada com quem opera esse tipo de trabalho. Enquanto a assessoria de imprensa é formada majoritariamente por profissionais do Jornalismo e das Relações Públicas, a de comunicação pode ser composta também por publicitários e os demais profissionais da área.
Uma equipe mais robusta e variada leva a entender que a assessoria de comunicação é um trabalho um pouco mais complexo. Neste tipo de assessoria, o departamento de comunicação prioriza a informação dentro da própria empresa, sendo responsável pela comunicação corporativa, eventos e produção de conteúdo interno. Por ser um trabalho aprofundado, é essencial saber todos os pontos positivos e negativos da instituição, para apontar possíveis soluções.
Os assessores de comunicação devem se manter antenados sobre todas as atividades que envolvem os Recursos Humanos. Tal estratégia facilita o direcionamento de informações e relacionamento com o público em geral.
Também fica a cargo da assessoria de comunicação atividades como a produção de campanhas e propagandas publicitárias, realizar follow-up e contato com veículos midiáticos.
Neste caso a comunicação depende das relações internas e externas, para que haja um resultado positivo efetivo para a empresa em questão.
No momento de contratar uma assessoria para seu negócio, é importante reconhecer que o ideal seria buscar um trabalho completo, que engloba funções de assessorias de imprensa, comunicação e marketing. A união dessas áreas é capaz de produzir excelente resultados, por isso, uma agência que forneça esse serviço integrado é a melhor alternativa.
Hoje em dia, não basta escolher alguém que consiga se relacionar com os jornalistas, produzir releases, fazer follow up, conseguir mídia espontânea e agendar entrevistas para seu cliente. Por isso, é fundamental contar com alguém que saiba também criar anúncios, gerenciar redes sociais, produzir conteúdo, editar vídeos, elaborar páginas e blogs, entre outras diversas ações de promoção e divulgação.
A integração de diferentes serviços de comunicação é uma resposta ao cenário em que vivemos, que exige profissionais 4.0 e a assessoria de comunicação cumpre essa variedade de funções.