O Instituto Nacional de Câncer (INCA) é a maior referência em pesquisa, ensino, prevenção e tratamento de câncer no Brasil. No dia 31 de maio de cada ano, se trabalha a data do dia mundial sem tabaco, como forma de despertar a atenção da sociedade para os cuidados e tratamentos do malefício do tabagismo. Em 2023, seguindo a data internacional, o INCA, em parceria com a Opas e o Ministério da Saúde, lançou a campanha “Precisamos de comida, não de tabaco”, campanha produzida pelo Serviço de Comunicação Social do Instituto, e que foi acompanhada pela Apex Conteúdo Estratégico resultando em 27 entrevistas publicadas na imprensa.
O planejamento de assessoria de imprensa realizado pela Apex para divulgar a iniciativa teve um ótimo impacto na mídia, principalmente pela parceria de exclusividade com a TV Globo. A primeira veiculação do conteúdo da pesquisa ocorreu no programa Bom Dia Brasil, com a participação do diretor-geral do INCA, Roberto Gil. No mesmo dia, o Jornal Nacional, da mesma emissora, publicou uma outra reportagem com os mesmos dados, porém ressaltando a campanha, incluindo a exibição de um trecho do vídeo institucional, e ainda uma paciente do INCA que realiza tratamento contra o tabagismo na unidade que fica no Rio de Janeiro.
Ainda com a TV Globo, mas voltado para o conteúdo local, a porta-voz do Instituto, Andrea Reis, conversou ao vivo durante do programa Bom Dia Rio sobre as ações que existem no Estado para controlar o tabagismo, além de uma ação que ocorreu na Praça Cruz Vermelha, organizada pela Prefeitura do Rio e pelo Instituto.
Além da TV Globo, os veículos SBT e Band, também publicaram o estudo com as informações da campanha, em seus principais jornais nacional e local, respectivamente.
Nos veículos online e impressos, os destaques ficam por conta da publicação do Correio Brasiliense, da Folha de S.Paulo e da Agência Brasil.