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Assessoria de Imprensa

O papel da Assessoria de Imprensa para a nova imprensa

Com a tendência da digitalização da informação, dos influencers, e da redução drástica da mídia impressa que observamos na última década, será que ainda faz sentido investir em assessoria de imprensa? Afinal, será que investir em marketing digital já não basta para fazer com que sua mensagem chegue a seu público? E qual o papel da assessoria de imprensa?

Essas parecem ser algumas das dúvidas de empresários na hora de traçar o plano de comunicação de suas empresas. Afinal, na hora de fazer o orçamento, destinar corretamente o valor para cada área da comunicação é imprescindível. Então vamos destrinchar cada uma dessas principais dúvidas e entender qual é o papel da assessoria de imprensa no cenário atual.

Por que investir em assessoria de imprensa?

Primeiramente porque o tão profetizado desaparecimento dos jornais e revistas impressos ainda não aconteceu. Pelo menos não por completo. O que observamos, ao longo dos últimos anos, foi uma transformação da imprensa, que se viu obrigada a adaptar-se às novas formas de consumir conteúdo. E nunca se consumiu tanto conteúdo como agora. 

Se antes os produtores de conteúdo de jornais e revistas produziam apenas textos, gráficos e imagens, agora as possibilidades são muitas: vídeos, redes sociais, podcasts, imagens, textos, e, de preferência, tudo integrado, para que o conteúdo seja mais completo para o consumidor final.

Para quem contrata uma assessoria de imprensa, isso é uma ótima notícia! Com a digitalização da comunicação, qualquer conteúdo se torna mais fácil de ser compartilhado. Se antes o seu público precisava comprar um determinado jornal ou revista para ler uma notícia em que algum diretor de sua empresa é fonte, hoje ele pode receber esse conteúdo por meio do laptop, celular, e compartilhar com a própria rede.

Fortalecimento de marca 

Existem muitos motivos para se contratar uma assessoria de imprensa: seja para a gestão de crise, seja para um melhor relacionamento com a imprensa, mas a verdade é que o motivo principal para se investir em uma assessoria de imprensa é o fortalecimento de sua marca a médio e longo prazo.

Ao ser citada como fonte ou referência de uma matéria, sua empresa ganha com a exposição da sua marca e a credibilidade que somente um conteúdo jornalístico pode proporcionar, ao contrário de um espaço publicitário, que pode ser comprado. 

Além disso, ao colocar profissionais de sua empresa como fontes disponíveis para entrevistas em sua especialidade, sua empresa ganha ainda mais credibilidade, e sua empresa se torna uma espécie de “porta voz” de sua especialidade.

Relacionamento com o público-alvo

A pesquisa Dimension 2018, que estuda tendências globais, revelou que, naquele ano, jornais e revistas tinham, respectivamente, a confiança de 67% e 72% dos entrevistados quando eles acessam notícias, contra 33% das redes sociais. Ou seja: as redes sociais ainda não substituíram a mídia impressa em termos de confiabilidade.

É claro que, como mencionado anteriormente, isso não anula a eficácia das redes sociais. Só mostra que a comunicação deve ser pensada de forma integrada e estratégica, utilizando os pontos fortes de cada meio de comunicação para chegar aos resultados desejados.

Mas a mídia digital já não substituiu a assessoria de imprensa?

De forma alguma! Os dois são muito importantes, mas é importante salientar que eles desempenham papéis completamente diferentes. Enquanto a mídia paga ajuda a impulsionar vendas e até mesmo a propagar um maior alcance de sua marca, é a assessoria de imprensa que constrói a reputação de sua marca perante o seu público-alvo. O ideal é separar o budget pras duas áreas e apostar em uma agência que consiga te apresentar uma proposta de estratégia de comunicação completa, que detalhe qual será o papel da assessoria de imprensa, dos anúncios pagos e das redes sociais para a construção da imagem da sua marca, bem como para o relacionamento com o seu público. Ou seja: o ideal é apostar na comunicação integrada

Assessoria aliada ao marketing digital

Colocar assessoria de imprensa e marketing digital para trabalhar junto é saber aproveitar o alcance que as mídias tradicionais tem para gerar acesso ao seu site, app ou blog. E não é só isso: ser citado em um canal de mídia tradicional traz relevância e autoridade para a sua marca, o que se converte em reputação nas ferramentas de pesquisa. Isso mesmo: a autoridade, tão necessária para um bom rankeamento, é construída com a ajuda de canais de mídias tradicionais também.

Então, se você ainda se pergunta por que gastar com assessoria de imprensa se pode pagar anúncio no Google ou redes sociais, saiba que uma coisa não anula a outra. O melhor é fazer as duas ações juntas. A assessoria para ganho de imagem institucional de médio a longo prazo, e os anúncios para curto prazo. Quem sabe, no futuro, com a maior presença na mídia, seja possível reduzir aos poucos o investimento em mídia digital.

Os resultados de uma boa assessoria de imprensa

Apesar de ser um fator imprescindível para gerar confiança em seu público-alvo, a expertise na área de atuação de sua empresa não garante que sua marca será, de fato, reconhecida pela mídia. Isso porque, infelizmente, o conhecimento de uma área específica não significa que a comunicação com seus receptores será efetiva e bem estruturada. É por isso que Investir na divulgação correta do seu conteúdo é uma das maneiras de fazer com que ele chegue até o seu público-alvo e retorne para você em forma de vendas ou de construção da sua marca.

Uma assessoria de imprensa é responsável por fazer a intermediação entre sua empresa e a mídia – ou seja, ela é responsável por inserir sua marca na imprensa por meio de notícias qualificadas e produção de conteúdo original, útil e atrativo para os leitores.

EXEMPLO

Quer um bom exemplo? Há alguns anos, recebemos aqui na Apex a missão de administrar a comunicação do maior evento de turismo do litoral do Paraná – o Festival do Litoral – em várias plataformas de comunicação, com foco em assessoria de imprensa. Nossa estratégia com esse cliente foi de dividir a equipe em setores digital e imprensa e otimizar processos. Como resultado, em menos de um mês de ativação, o Festival teve mais de 75 menções em canais de comunicação locais e nacionais, resultado em um valor estimado de R$ 190 mil de retorno em mídia espontânea.

Para conhecer mais cases de sucesso de assessoria de imprensa, acesse: http://apexconteudo.com.br/cases/

 

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