Muitos empreendedores, ao lidar com alguns contratempos na comunicação, já se questionaram sobre como potencializar sua assessoria de imprensa. Quais são, afinal, as principais ferramentas pra que as ações de sua consultoria realmente vigorem?
O gerenciamento de mídias sociais é um dos principais meios de comunicação e aproximação do seu público. No Facebook, segundo a PewInternet, são mais de 1,86 bilhão de usuários ativos por mês – sendo que em 2016, 76% destes usuários visitaram a rede diariamente. Já no Twitter, 81% dos millenials verificam sua timeline todos os dias. O Instagram Stories, desde seu início, já conquistou 150 milhões de usuários ativos.
Não importa qual seja o seu público – tenha em mente que ao menos parte dele é ativo nas redes sociais. E seus concorrentes diretos sabem disso: de acordo com a Hootsuite, 2 milhões de empresas usam o Facebook pra fazer propaganda.
A grande questão, no entanto, é apostar do modo certo nas redes sociais certas. Sua assessoria deve avaliar qual é o perfil de sua buyer persona fazendo uma pesquisa de público aprofundada e detalhista, demarcando o território em que é mais seguro apostar suas energias e suas estratégias. Ao ter em mente com quem você está conversando, fica mais fácil de estabelecer quais serão os meios de comunicação que sua empresa utilizará para atingir este público. E quando os veículos já estiverem selecionados, a melhor estratégia a ser executada torna-se o próximo passo…
Hoje em dia, há tanto conteúdo na internet que fica difícil sua empresa ter destaque se não demonstrar qualidade na produção de seu material. No Brasil, cerca de 70% das empresas já captaram essa mensagem e utilizam o marketing de conteúdo de qualidade como um dos principais meios de atingir seu público, conforme pesquisas da Content Trends.
As principais dicas para sua assessoria ao investir em marketing de conteúdo são: afunile o público – definindo um nicho específico – e crie conteúdo relevante, original e otimizado (ou seja, adequado nos termos de SEO) para essa parcela. Assim, as chances de conseguir converter seus visitantes qualificados em leads pode ser muito maior do que se o conteúdo fosse genérico. Isso ocorreria até se o marketing tradicional fosse a principal opção: segundo a Hubspot, leads obtidos com SEO têm um taxa de fechamento de vendas de 14,6%, enquanto leads outbound (link) têm uma taxa de 1,7%.
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Se tem uma coisa que não adianta é que o assessor de imprensa invista tempo para elaborar um bom planejamento e esqueça de mensurar os resultados dessas estratégias. A etapa de análise final é fundamental para avaliar como o planejamento deve ser procedido.
A coleta de dados para análise é simples, já que a maioria das ferramentas na web disponibiliza, para páginas comerciais, as estatísticas de todas as atividades. No Facebook, por exemplo, são fornecidos dados sobre o alcance das publicações, engajamento, perfil do público, progresso das curtidas, entre vários outros itens. O bom trabalho de um assessor de imprensa é estabelecer um determinado período para as ações planejadas – como trinta dias, por exemplo – e avaliar todas as métricas que se envolveram nas estratégias da assessoria de imprensa neste tempo.
Outro recurso bastante conhecido na assessoria é o clipping para monitoração de resultados. Por vezes, quando a empresa é grande, a atividade de clipping pode ser trabalhosa – e entra em questão, nesse caso, a conveniência de investir em ferramentas profissionais para monitoramento de notícias.
Além das estratégias aqui mencionadas, ainda há muitas outras, como a análise de concorrência, que podem proporcionar diversas outras possibilidades para que sua empresa consiga resultados completos de sua assessoria de imprensa. Se interessou? Veja mais motivos para investir e potencializar sua assessoria de imprensa neste link.