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Qual a diferença de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas

Atualizado em 02 de maio de 2020

Quando o assunto é comunicação, existem termos que podem ser facilmente confundidos pelas pessoas. A distinção desses termos, entretanto, é fundamental para o correto entendimento e utilização de cada ferramenta da melhor maneira possível. Uma das dúvidas mais frequentes é: Qual a diferença entre assessoria de imprensa e relações públicas?

 

Assessoria de imprensa

  • As relações com a mídia, mais conhecida como assessoria de imprensa, podem ser descritas como as interações de uma empresa com editores, repórteres e jornalistas – ou seja, a mídia em geral. A mídia também pode englobar jornais, rádio, televisão e a internet. O objetivo é comunicar a mensagem, história ou informação de uma empresa de uma forma digna de notícia e utilizando todas as ferramentas disponíveis e apropriadas.

 

  • Uma empresa pode precisar de uma única pessoa para trabalhar com a mídia ou contratar uma equipe especializada na área, dependendo da quantidade de informação que deve ser controlada. Essa estratégia pode ser realizada internamente ou através de uma agência externa – como a Agência APEX de Comunicação.

 

  • Especialistas em relações com a mídia geralmente conectam-se com a mídia diariamente. Esses profissionais trabalham para desenvolver e planejar estratégias midiáticas que podem se tornar um guia para o que a empresa espera alcançar num nível local, nacional ou até internacional. As estratégias de negócios são projetadas principalmente para administrar e criar percepções positivas da empresa.

 

  • Como um bom assessor de imprensa, é essencial trabalhar COM e não CONTRA a mídia. Desenvolver um forte relacionamento com jornalistas, blogueiros e criadores de conteúdo que podem estar interessados no que o assessor tem a dizer pode promover à empresa um inestimável acesso aos consumidores.

 

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Relações Públicas

  • As relações públicas definem-se pelo ato de conexão e comunicação através dos vários relacionamentos que uma empresa ou organização pode formar com o público. Por público, entendem-se funcionários, clientes, indústria, entidades governamentais, investidores, instituições de caridade, fornecedores e a mídia. Se você tem uma empresa, por exemplo, e quer informar, influenciar ou até persuadir certo grupo de pessoas – você está dentro de um ato de relações públicas.

 

  • As relações públicas levam em consideração a imagem geral de como uma organização se relaciona e é percebida aos olhos de todo o público. Uma boa estratégia de relações públicas pode não só ajudar uma empresa a entender seus clientes e prover boas soluções, como também monitorar os resultados de suas ações e prever possíveis saídas para futuras circunstâncias. Assim, as relações públicas podem afetar o comportamento coletivo – as vezes, até mais do que a própria publicidade.

 

  • Profissionais de relações públicas frequentemente trabalham com um departamento sênior de organização que lida diretamente com eventos internos e externos de uma empresa. Tanto a mídia tradicional quanto a internet são utilizadas como meio de comunicar a mensagem apropriada. Dentro das habilidades de um relações públicas, estão a pesquisa, a escrita e a comunicação oral.

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