Sem dúvida, o papel de um assessor de imprensa mudou ao longo do tempo. Atualmente, não basta apenas conhecer tudo sobre comunicação e construção de imagem do cliente.
Na nova era, o assessor precisa estar antenado ao que acontece no mundo digital. Além disso, seus clientes não querem ser apenas conhecidos, eles querem vender cada vez mais.
Por isso, respondendo a pergunta título, podemos dizer que sim, o assessor de imprensa precisa aprender sobre marketing digital. Para saber o por quê disso e também o que cabe ou não ao assessor saber, siga a leitura.
Mais do que nunca, estamos na era digital. Por isso, o assessor de imprensa precisa aprender a lidar com as novas maneiras de fazer seu trabalho.
Mesmo que fazer o contato com grandes jornais e revistas ainda seja importante, o assessor deve criar novas estratégias de comunicação. Já não funcionam mais os releases com disparos em massa.
Atualmente, as empresas buscam por seu público alvo de forma direta, criando a imagem da marca a partir deste.
Assim sendo, na era digital, as redes sociais e os influenciadores digitais ganham cada vez mais importância para o desenvolvimento orgânico de uma empresa.
Com tudo isso, queremos dizer que nesta nova fase, o assessor de imprensa precisa saber fazer mais do que suas antigas funções. Hoje, ele precisa estar conectado com o marketing digital para conseguir desenvolver seu trabalho.
Afinal, já se foi o tempo em que as empresas procuravam assessorias apenas para criar uma imagem positiva de seus negócios. Agora, o cliente quer vender e quer, de preferência, contratar apenas um profissional para fazer todo o trabalho.
Nesse sentido, a comunicação e o marketing precisam atuar em conjunto, mesmo que dentro da agência exista uma separação, na prática, as duas áreas devem estar em constante diálogo.
Mas, se você está se perguntando por que o assessor de imprensa precisa conhecer e saber trabalhar com marketing digital na nova era, veja a lista de motivos que separamos para te convencer:
Por fim, vale lembrar que a assessoria de imprensa complementa o trabalho do marketing digital e vice-versa. Mesmo que um assessor precise ter conhecimento das duas áreas, ainda assim se tratam de serviços diferentes.
Por conta disso, na hora de criar o briefing para seus clientes, separe os tipos de serviço e cobre valores apropriados para cada um deles. Lembre-se de que construir a imagem da empresa não é a mesma coisa que prospectar clientes.