Para se manter atualizado no que diz respeito a marketing digital, é preciso estar sempre cinco passos à frente. A velocidade com que tudo acontece no mundo digital pode até assustar, mas não vai te pegar de surpresa se você estiver atento ao que vem por aí. Para te ajudar, separamos uma lista que traz quais são as 5 maiores tendências do marketing digital no próximo ano:
Quem nunca ouviu alguém próximo dizer: “Até parece que a Fulana de Tal usa esse produto!”? Esse sentimento de falsidade em relação a grandes celebridades da TV ou da Internet persegue muitos consumidores. É difícil confiar na palavra de alguém que nem parece usar aquele produto. Por esse e tantos outros motivos, o poder da comunicação eficiente reside na ação dos microinfluenciadores.
Microinfluenciadores são aqueles perfis que tem cerca de 5 a 10 mil seguidores, mas com um engajamento alto. O charme deles está na proximidade com o seu público e na sua originalidade. Estudos mostram que a ação desses influenciadores trazem um impacto 6x maior nas redes (AdWeek), além de mostrar também que são eles que produzem quase 70% de todo o conteúdo disponível online hoje (Squid).
Os chatbots, que são os softwares capazes de manter um diálogo com pessoas em interfaces de trocas de mensagens, estão se popularizando e devem continuar crescendo. Eles já estão presentes em páginas do Facebook e na maioria dos sites.
Se bem desenvolvidos, aumentam a eficiência no atendimento da sua marca, pois resolvem casos mais simples imediatamente, já que podem ficar “online” 24 horas por dia. Assim, os seus atendentes podem se concentrar em casos mais complexos.
Os consumidores estão descobrindo cada vez mais as vantagens da pesquisa por voz. Em uma realidade em que todos estão sempre com as mãos ocupadas, mas sem largar o celular, fazer pesquisa por voz é simples, rápido e eficiente. E a sua marca precisa estar preparada para aparecer nessas buscas. Como?
Pense nas diferenças entre o texto escrito e o texto falado. A maneira como as pessoas digitam uma pergunta é diferente da maneira como a fazem falando. Descubra que diferenças são essas e invista em um tom cada vez mais íntimo para o seu site. E invista na sua versão mobile, caso ainda não tenha feito isto!
Aposto que você fez ou assistiu a pelo menos uma live em 2018, seja no Facebook, no Instagram ou no Youtube. No próximo ano, a tendência é que você veja muito mais lives, pois essa novidade caiu no gosto do público e tem se tornado cada vez mais requisitada entre os clientes. A dica é investir na qualidade dessas lives: não há mais espaço para o amadorismo nessa ferramenta.
Não dá para negar que vídeos são a mídia do momento. Eles dominam o Facebook e, como vimos no tópico anterior a respeito das lives, tem dominado também outras redes. Os avanços na qualidade de conexão de internet para aparelhos mobile tem possibilitado cada vez mais que as pessoas vejam vídeos. E onde elas veem esses vídeos? Ora, no celular!
Outro fato que não dá mais para negar é que as pessoas veem vídeos como veem o celular: verticalmente. São pouquíssimos os usuários que chegam a virar o celular para ver um vídeo em seu formato horizontal. O que acontece na maior parte das vezes é que o vídeo será visto praticamente em miniatura, na vertical. Então, ao invés de exigir que todo o público se adapte ao vídeo, que tal adaptar o vídeo ao seu público? Produza seus vídeos pensando no formato vertical e veja a diferença que isso causará no seu engajamento em 2019.
Esperamos que com essas tendências do marketing digital você acelere sua presença digital em 2019.