A publicidade está em todos os lugares. Desde os mais previsíveis, aos quais já estamos acostumados (e nem percebemos mais quando vemos uma propaganda ali), até os mais inusitados (e, muitas vezes, desagradáveis). Como não se tornar a empresa que colocou mais um anúncio atrapalhando aquele vídeo favorito do seu cliente? Como se destacar nesse meio e fazer publicidade que não seja um incômodo mas sim uma ajuda? A resposta para essas perguntas está no Marketing de Conteúdo.
Blog publicado originalmente em 29 de janeiro de 2019
O segredo do Marketing de Conteúdo está em vender o que o seu consumidor está procurando enquanto ele está, literalmente, procurando por algo. Para entender o quão valiosa essa estratégia pode ser para os seus negócios, vamos te apresentar 10 razões para investir em Marketing de Conteúdo.
1 – Alimente o Google com bom conteúdo e ele te dará vendas em troca
O Google adora bom conteúdo. Bom conteúdo é o ar que o Google respira. Fornecer um bom conteúdo ao Google é uma excelente ideia, porque ele dá 10x mais cliques ao seu site do que o Facebook, por exemplo.
O processo de compra hoje passa por três estágios principais: perceber que há um problema que precisa ser resolvido (você foi transferido para um local diferente de trabalho e agora precisa de um carro para ir trabalhar); pesquisar e entender qual é a melhor opção para a resolução do problema (descobrir qual carro tem o melhor custo benefício, por exemplo); e decidir qual vai ser a solução do problema (escolher um modelo e efetuar a compra). Um bom marketing de conteúdo faz com que o seu produto esteja presente já nos primeiros estágios desse processo de compra, tornando muito mais fácil que a decisão final, ou seja, a compra, seja realizada na sua empresa.
Muitas vezes, as pessoas não sabem que precisam de um produto até que você diga para ele o quanto aquilo vai melhorar a sua vida. E você pode fazer isso, ensinar ao seu consumidor sobre como, por exemplo, ter uma fritadeira elétrica em casa vai ajudá-lo a ter refeições mais saudáveis enquanto ele procura por receitas sem óleo. Provavelmente, a próxima pesquisa dele será sobre as fritadeiras elétricas que você está vendendo.
Ninguém gosta de vendedores porta a porta, assim como ninguém gosta de propagandas no meio de um vídeo. Qualquer publicidade que interrompa ou atrapalhe não é tão boa assim. A melhor forma de chegar ao seu cliente é fazendo o seu cliente chegar até você.
Se você fizer um conteúdo de qualidade, acabará sendo reconhecido como uma fonte segura de informações sobre determinado assunto. Isso fará com que o seu site seja recomendado de pessoa para pessoa, ou melhor, de cliente para potencial cliente.
Quanto mais links aparecendo em pesquisas no Google você tiver, mais visitas e cliques e retorno em vendas o seu site terá. E cada visitante novo tem o potencial de ser um cliente novo.
Se você conquistar um cliente com o seu conteúdo, provavelmente esse cliente vai querer mais. E para ficar por dentro do que você publica, é certo que ele irá curtir a sua página no Facebook e te seguir no Instagram ou Twitter. Ganhe clientes e seguidores em uma tacada só.
Se um consumidor chega ao seu site através do blog e se interessa pelo produto que você vende, há grandes chances de que ele vá clicar em outros links no seu site, inclusive aqueles de produto. E não é só isso! Quanto mais cliques o conteúdo do seu blog tiver, maiores são as chances de que as páginas de produto do seu site passem a ser consideradas referências para o Google. É uma matemática complexa mas que funciona!
Sabe aquela pergunta que o seus atendentes de SAC recebem todos os dias? Ela poderia ser respondida com uma simples pesquisa no Google. Transforme essas questões em conteúdo no seu site e veja a mágica acontecer!
Como? Transforme o seu site no melhor vendedor do seu time. Converse com os seus vendedores e entenda quais são as dúvidas e desejos dos seus consumidores. Depois coloque as respostas e soluções para essas dúvidas no seu site. Plim!
O melhor guia de SEO para marketing de conteúdo
Depois dessas 10 razões, com certeza ficou mais fácil entender por que investir em Marketing de Conteúdo é o melhor para o seu negócio.